Bem vindo ao século XXI, bem vindo a Terapia Online.

img-01
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Não diferente, a psicologia tem acompanhado a era da informação e hoje nos traz a possibilidade da terapia online.

 

O atendimento psicológico online acaba sendo diferente da psicoterapia tradicional, devido à intermediação de tecnologias, mas não existe diferença muito grande entre um e outro, a não ser a distância entre as partes, as tecnologias e acessibilidades típicas da nossa era.

 

A psicoterapia pela internet ou psicoterapia online, é uma prática onde o Psicólogo realiza consultas, aconselhamentos e orientações psicológicas, em tempo real, através da conexão de internet via celular, chamadas telefônicas, computador, tablets, etc, com recursos de áudio e videoconferência, mensagens ou troca de e-mails, usando plataformas virtuais como Skype, WhatsApp e Hangouts.

 

No exterior, a psicoterapia online se desenvolveu há mais de dez anos, e é uma prática difundida principalmente nos países como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, onde há pesquisas que evidenciam os resultados favoráveis e efetivos da psicoterapia pela internet, com acesso cada vez mais amplo.

 

Nestas pesquisas há resultados positivos encontrados na utilização de terapias baseadas na internet para o tratamento da depressão, ansiedade, fobia, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e transtornos alimentares. Estudos recentes mostram que a terapia online também pode ser promissora no tratamento de pessoas com depressão, pacientes terminais e deficientes. Não apenas adultos podem beneficiar-se da psicoterapia pela internet, mas também adolescentes e crianças.

 

O anonimato pode auxiliar na busca de atendimento psicológico online, geralmente em pessoas introvertidas, com transtorno de ansiedade, como agorafobia e fobia social, com problemas de imagem corporal, bem como de adolescentes e usuários de substâncias.

 

A terapia online oferece diversas vantagens como disponibilidade, conveniência, acessibilidade, baixo custo, anonimato e privacidade.

 

Uma das vantagens da utilização de tecnologias eletrônicas e digitais em tratamentos psicoterápicos, é que o indivíduo pode acessá-las do ambiente em que se encontra e no momento em que sente ser adequado. Esse dispositivo terapêutico adapta-se às necessidades do cliente. Além disso, as intervenções baseadas na internet deslocam o foco para o comportamento de buscar ajuda. A pessoa passa a ser agente de sua própria mudança, imprime seu ritmo ao tratamento e pode revisar o material terapêutico sempre que desejar.

 

No Brasil, foi em 2012 que ocorreu a primeira resolução autorizando o procedimento de Orientação Psicológica Online, e hoje, desde a última publicação revisada pelo Conselho Federal de Psicologia, a terapia online é amplamente aceita e difundida, desde que sejam seguidas as normas que garantem a qualidade, o sigilo e a ética do serviço prestado.

 

Sendo assim, a psicoterapia online no Brasil é vista como um recurso bastante promissor, já que devido ao extenso território de nosso país, ao grande número de filas de espera para atendimento psicoterápico e à falta de conhecimentos em saúde mental por parte da população, a terapia online permite a ampliação do acesso a esta prática.

A internet abriu novos caminhos para que possamos cuidar melhor das nossas emoções, na busca do bem-estar e de levar a vida de forma mais leve, equilibrada e saudável. Se você ainda não considerou a psicoterapia online com uma opção de autoconhecimento e crescimento, tenho aqui algumas razões que podem ajudá-lo na avaliação destes benefícios e, portanto, procurar um psicólogo online.

 

1 – Uma boa opção para áreas remotas, expatriados e imigrantes.

A terapia online oferece acesso a informações sobre saúde mental para pessoas em áreas rurais, remotas e também para brasileiros que residem em outros países. Geralmente os expatriados encontram alguma dificuldade de adaptação seja com a cultura, a língua ou mesmo com a entrada dos filhos em uma nova escola. Pessoas que vivem em cidades de interior, regiões rurais e em outros países simplesmente podem não ter acesso a outra forma de acompanhamento psicológico, porque não existem psicólogos em sua área geográfica. A terapia online dá a esses indivíduos acesso ao tratamento que eles podem não ter de outra forma.

 

2 – Acessibilidade para quem tem limitações físicas.

A terapia online fornece acessibilidade a pessoas com deficiências físicas ou domésticas. A mobilidade pode ser um grande problema quando se trata de acessar cuidados de saúde mental e psicoterapia. Indivíduos que não podem sair de casa por vários motivos, como doenças físicas ou mentais. Pessoas limitadas por cadeiras de rodas, acamadas, em tratamentos em leitos de hospitais e também aqueles que convivem com a obesidade mórbida podem encontrar na terapia online uma alternativa útil aos contextos tradicionais de psicoterapia.

 

3 – Conveniência e Acessibilidade.

Terapia online é geralmente bastante acessível e conveniente. Uma vez que você tem a possibilidade de conversar com seu psicólogo do conforto da sua própria casa. Na maioria das vezes você pode agendar suas sessões de terapia para os horários mais convenientes para você, como finais de semana e madrugadas.

 

Atualmente, algumas operadoras de saúde estão oferecendo reembolsos para terapia online, assim como fazem com as sessões de psicoterapia tradicionais.

 

4 – Terapia online torna a informação mais acessível.

A Internet torna as informações sobre saúde mental mais acessíveis. As pessoas podem sentir-se à vontade para conversar com amigos e familiares sobre questões de cuidados de saúde, mas podem não sentir o mesmo ao discutir questões de saúde mental.

 

5 – A terapia online também pode ser uma ferramenta educacional.

Conversar com um psicólogo online pode ser uma decisão importante para ajudar as pessoas a aprender mais sobre a saúde psicológica. Mesmo que você sinta que seu bem-estar mental é forte, a terapia online pode ajudá-lo a se tornar mais forte psicologicamente. Você pode aprender mais sobre comportamentos e estratégias de enfrentamento, e lidar melhor com os acontecimentos da própria vida.

 

Por fim, estamos diante de mais uma possibilidade de acompanhamento e tratamento psicológico, a terapia online vem quebrando algumas barreiras com o intuito de promover a saúde de seus clientes, quer estejam distantes, quer não possuam tempo de ir à um consultório ou para aqueles que não querem sair de suas casas, para todas essas pessoas, a terapia online e uma saída.

 


Psicóloga Carla Araujo
CRP – 05/58453
www.psicologacarlaaraujo.com.br


 

WhatsApp chat